Já Não Estamos em 2001 e Isto Não é Uma Odisseia no Espaço
TIAGO MOURÃO

O Next Room inaugura esta 5ª feira, 30 de Outubro, às 18 horas, a décima segunda exposição do ciclo Configuração. Tiago Mourão é o jovem artista plástico a cargo da nova intervenção no espaço situado na Baixa de Lisboa.

Já Não Estamos em 2001 e Isto Não é Uma Odisseia no Espaço está patente até 27 de Novembro, entre as 15h e as 19h, na Rua da Vitória, nº 73 - 3º andar.

No âmbito da exposição, será feita uma apresentação e conversa com o artista, a decorrer numa aula aberta no Nextart - Centro de Formação Artística.


Tiago Mourão apresenta um conjunto de 12 pinturas sobre papel. Nestas, o artista sub-dividiu cada folha em 12 pequenos quadrados negros, intervindo depois com uma imagem pintada, feita a partir de registos fotográficos quotidianos que o mesmo vai fazendo, numa espécie de diário gráfico digital.

O resultado remete para uma disposição que está algures entre o storyboard, a folha de contacto da fotografia analógica ou os thumbnails das imagens que se vêem na edição digital de vídeo.


Cada pintura representa estruturas arquitectónicas que, pintadas numa pequena escala, tornam-se paradoxalmente monumentais. Esta contradição inesperada acaba por salientar, também, os aspectos plásticos próprios do médium pictórico.