Ensaio Sobre um País Plano
NUNO RODRIGUES DE SOUSA



O Next Room inaugura esta 5ª feira (22 de Maio), às 18 horas, a exposição Ensaio Sobre um País Plano, do artista Nuno Rodrigues de Sousa.

Esta é a nona exposição da série Configuração, que celebra agora o seu 1º aniversário e tem contado com a participação de vários artistas plásticos, convidados a intervir no espaço do Nextart - Centro de Formação Artística, situado na Baixa de Lisboa.

A exposição está patente até 12 de Junho, entre as 10h e as 19h, na Rua da Vitória, nº 73 - 3º andar.

Oportunamente será feita uma conversa aberta com o artista, no âmbito de um dos cursos ministrados no Nextart.


Para a configuração Ensaio Sobre um País Plano, Nuno Rodrigues de Sousa parte da história narrada no livro Flatland, A Romance of Many Dimensions, de Edwin A. Abbott. Neste país a duas dimensões imaginado pelo escritor inglês, os personagens que o habitam são figuras geométricas com uma configuração e hierarquias rígidas, inspiradas na sociedade vitoriana da sua época e retratadas sob um ponto de vista satírico.

Para o artista, o ponto de partida foi a leitura deste livro como uma espécie de pintura viva, na qual se podem estabelecer ligações com a linguagem do suprematismo russo de inícios do séc. XX, particularmente a obra do pintor Kasimir Malevich.

Deste modo, Nuno Rodrigues de Sousa dá seguimento à sua investigação de ligação do presente com a tradição do primeiro modernismo. Um exemplo de como estas ideias estéticas, partindo de novos pontos de vista, podem ser trazidas para a actualidade com um novo fôlego.